A 28ª edição da feira da Ajorsul confirmou a projeção positiva que a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) tinha feito para o evento. No Serra Park, em Gramado (RS), uma ampla lista de expositores dos três segmentos – 149 no total – e um seleto público comprador compartilharam novidades, tendências, experiências e concretizaram muitos negócios.

“A feira praticamente encerra o calendário de eventos do segmento no ano. Às vésperas das novas estações, as empresas reservaram seus lançamentos para apresentá-los na Ajorsul Fair Mercoóptica. Além do resultado expressivo de vendas em comparação com o ano passado, a presença de público também aumentou”, declarou o presidente da Ajorsul, Eduardo Machado. A organização, porém, não divulga os números oficiais da exposição, realizada de 28 a 30 de setembro, em Gramado (RS).

Inovações, tecnologia, cores e acabamentos de qualidade estiveram presentes nos estandes dos setores de óculos, joias, relógios e maquinário.

O segmento óptico apresentou novidades no design e na utilização de materiais alternativos. Linhas esportivas ligadas ao surf com armações que imitam a madeira e modelos especiais para adolescentes estavam disponíveis nos estandes. As peças também contavam com a mistura de materiais e a fibra de carbono, o que deixa a peça mais leve, flexível e resistente.

Já os fabricantes da relojoaria apostaram no luxo das peças, destacando-se as cravejadas com pedras preciosas. Os expositores também apresentaram modelos que agregam multifunções, com mostrador touch screen, sistema IOS ou Android, troca de pulseiras, integração com aplicativos de redes sociais, alertas e realização de chamadas.

No espaço destinado ao maquinário, os expositores apresentaram produtos modernos, com recursos tecnológicos que prometem uma maior precisão na fabricação de lentes para óculos. Também foram apresentadas máquinas que prometiam aumento da produtividade sem exigir maior espaço físico.

A programação da XXVIII Ajorsul Fair Mercoóptica ofereceu, ainda, aos participantes e visitantes, a possibilidade de troca de conhecimento, através de palestras organizadas pelo programa Ajorsul Educar, no Auditório Aldo José Martinato.

AJORSUL BUSINESS SERÁ EM MARÇO

A edição 2018 da Ajorsul está mantida para o final de setembro, mas antes o público da região Sul tem encontro marcado com a Ajorsul Business, evento que tem crescido nos últimos anos. No ano que vem, a feira (mais compacta do que a de Gramado, mas com muitas oportunidades também) será de 22 a 24 de março, em Bento Gonçalves.

Confira aqui a programação completa e não deixe de participar.

Com texto de Francine Malessa/Play Press e fotos de Fabiano Panizzi