Imagem da campanha #PutVisionFirst - Divulgação
Estatística assustadora integra a campanha global lançada pela Essilor Group

A Essilor lançou em outubro, por ocasião do Dia Mundial da Visão (12), a campanha global “#PutVisionFirst”, que busca aumentar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão, incentivando exames regulares. A iniciativa procura chamar a atenção especialmente para o papel da boa visão na sala de aula, no trabalho e no trânsito.

Para isso, um site (www.putvisionfirst.com) – com opção em português do Brasil – foi lançado para convidar os visitantes a dar o primeiro passo e testar sua visão por meio de uma triagem online.

Se o teste indica que a pessoa tem um potencial problema de visão, e ela se compromete (por meio de um clique no site) a visitar o oftalmologista, a Essilor vai doar U$ 1 (um dólar) em nome do visitante para programas de apoio à visão infantil – no limite de 100 mil dólares.

Hoje, 2.5 bilhões de pessoas, um terço da população mundial, não conseguem ver claramente, o que compromete a capacidade de aprender, trabalhar e levar uma vida de forma segura. Além disso, estima-se que cinco bilhões de pessoas – que corresponderão à metade da população mundial – sofrerão de miopia em 2050.

No entanto, exames de olho abrangentes e regulares, realizados por médicos oftalmologistas, são muitas vezes ignorados como um exame básico de saúde.

A campanha age exatamente neste ponto, procurando aumentando a conscientização sobre o efetivo impacto da visão não corrigida na vida e encorajando as pessoas a priorizarem sua saúde ocular através da campanha “#PutVisionFirst”.

“80% do que aprendemos é percebido através dos nossos olhos. A capacidade de ver claramente ajuda não apenas a aprender, mas a trabalhar de forma mais eficiente e segura. Todo mundo deve priorizar a própria saúde ocular e colocar sua visão em primeiro lugar. Isso começa com a visita regular aos médicos oftalmologistas, para que possam realizar exames oftalmológicos”, afirma Jayanth Bhuvaraghan, Chefe de Missão Corporativa da Essilor.

PARCERIA COM A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE AUTOMOBILISMO (FIA)

A campanha é a mais recente de uma série de iniciativas da Essilor para promover a boa visão de grupos de atenção, como crianças e motoristas, e está sendo endossada por parceiros globais que compartilham o compromisso da Essilor de conscientizar a população sobre a importância de uma visão saudável, incluindo o a Coalizão da Visão de Menores (Our Children´s Vision coalition, no original) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Em setembro último, a Essilor anunciou uma parceria global de três anos com a FIA após a adoção de uma nova “Regra de Ouro” para a segurança rodoviária, “Verifique sua visão”, como parte de sua campanha “3500 vidas”, que visa reduzir o número de mortes e feridos nas estradas.

A FIA irá reforçar o cuidado com a visão não corrigida ao lado de outros fatores de risco, incluindo velocidade, consumo de álcool e a rejeição ao uso de cinto de segurança.

No Brasil, a Essilor promoveu ação de avaliação visual para motoristas afiliados ao aplicativo 99, através de piloto no Rio de Janeiro na semana de 16 de outubro. Além disso, diversas ações sociais ocorreram durante todo o mês em várias regiões, como Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas.