Por menos de 400 dólares, o consumidor já pode ter acesso a uma nova geração de óculos inteligentes, daqueles só vistos antes nos filmes. O Lowdown Focus, da Smith (marca da Safilo), é o primeiro “brain sensing eyewear” do mundo, ou seja, além de óculos sol é também um dispositivo capaz de ler a atividade cerebral do usuário e enviar as informações em tempo real, via Bluetooth, para interagir com um aplicativo no smartphone. De acordo com o estado mental do usuário, o app “Smith Focus” sugere exercícios de meditação e interage com a pessoa para auxiliá-la na busca por relaxamento, foco e concentração nas atividades esportivas ou do dia-a-dia.

Criado dentro de uma nova plataforma de pesquisas da Safilo, chamada “SafiloX”, em parceria com a canadense Interaxion, o smart glasses da Smith possui sensores embutidos nas hastes e na ponte, além de um microchip.

Com a mesma tecnologia dos eletroencefalogramas (EEG), os sensores captam as ondas cerebrais do usuário. Ao identificar padrões de relaxamento, tensão, foco ou dispersão, o app calibra no celular e oferece ao usuário uma sessão de alguns minutos de meditação. Ele passa a ouvir o som do mar e de pássaros. Quanto mais relaxado ficar, mais serena será a maré. Se estiver sem foco no exercício mental, o som aumenta. O barulho dos pássaros é um teste de atenção. Ao final do exercício, o usuário recebe um relatório sobre o seu estado. A pontuação serve para transformar o momento de relaxamento em um jogo, levando a pessoa a buscar a superação a cada vez que usar o dispositivo.

Arte: óculos inteligentes

ÓCULOS INTELIGENTES AUXILIAM NA MELHORIA DA PERFORMANCE

Estudos demonstraram que, com o uso regular, observou-se melhora na capacidade de aumentar o foco mental para um melhor desempenho, inclusive na tomada de decisões e na realização de tarefas, para ganhar um senso mais forte de autoconsciência e gerenciar emoções sob pressão, assim diminuindo níveis de estresse e ansiedade.

Os óculos têm bateria recarregável, conexão USB e podem ser adaptados para lentes graduadas. Já estão à venda para consumidores americanos, por 349 dólares, em smithoptics.com/us/lowdownfocus. A partir de janeiro de 2018, começam a ser vendidos para qualquer país do mundo.

Vale ficar de olho, pois a mesma tecnologia nascida dentro da plataforma SafiloX pode pintar em breve em óculos de outras marcas da Safilo, como Carrera e Polaroid.

ASSISTA ABAIXO A DOIS VÍDEOS QUE MOSTRAM A TECNOLOGIA