Rodenstock 140 anos lentes
O fundador Josef Rodenstock e a ilustração de um dos primeiros modelos criados pela empresa

Uma das grandes referências mundiais quando o assunto é lentes e óculos, a gigante Rodenstock abre o mês de dezembro completando seus 140 anos de fundação. Hoje uma poderosa multinacional – com 15 fábricas pelo mundo, incluindo o Brasil, além de subsidiárias em mais de 85 países –, a principal fabricante alemã de lentes e armações nasceu a partir da inquietude de dois irmãos, que não aceitavam o fato de as deficiências visuais serem tratadas como “doenças”, na sua época.

Para Michael e Josef Rodenstock, visionários com ideias bem à frente de seu tempo, as ametropias tinham, sim, uma solução. E foi para isso que, em dezembro de 1877, eles fundaram a “Optische Werke G. Rodenstock”. Inicialmente, a empresa comercializava instrumentos ópticos de medição, de sua própria fabricação, mas logo em seguida vieram as lentes para a solução dos problemas de visão.

Arquivo Rodenstock
Os primeiros instrumentos, de fabricação própria, e as primeiras lentes fotossensíveis lançadas ne Europa
PIONEIRA NA CORREÇÃO VISUAL

Em 1880, Josef Rodenstock apresentava ao mundo seus primeiros óculos com armações. Ele os chamou de “lentes diafragma”. Como grande novidade, imediatamente tornou-se sucesso de vendas.

A partir daí, seguiram diferentes patentes de aprimoramento à correção visual, como por exemplo, as primeiras lentes de proteção solar com grau e filtro UV.  A Rodenstock também atribui para si a criação das primeiras lentes bifocais, com uma área de visão para perto, entre outras invenções importantes.

Celebridades Rodenstock
Publicidades com grandes estrelas do cinema, na década de 1960
ESTRELAS INTERNACIONAIS E AS PRIMEIRAS FOTOSSENSÍVEIS

A Rodenstock também é tida como a primeira fabricante do setor óptico a recorrer a estrelas do cinema como embaixadoras da marca, justamente por suas armações modernas. Nomes como Hildegard Knef, Brigitte Bardot e Gina Lollobrigida, que usavam Rodenstock pessoalmente, podem ser encontrados em diversas revistas, a partir de 1959, com seus óculos preferidos.

Em 1968, a Rodenstock registra outro marco importante: as primeiras lentes fotossensíveis lançadas na Europa. Nesse mesmo ano, a empresa inovou também ao apresentar os primeiros modelos de óculos com lentes sustentadas por um fio de nylon, em uma armação bonita, moderna e discreta.

Hoje, a Rodenstock domina tecnologias de ponta, onde o usuário pode explorar até 100% do seu potencial de visão com seus óculos de correção.

Desde lentes digitais totalmente individualizadas, feitas sob medida para a necessidade pessoal do usuário, até armações ultraleves, confortáveis e resistentes. Assim, o conjunto de melhor visão se torna mais que um objetivo. É uma realidade totalmente alcançável sempre.

PRÊMIOS E TECNOLOGIA AVANÇADA

Ao longo desses mais de 100 anos, a Rodenstock vem sendo reconhecida também por seus desenvolvimentos em prol do sistema de melhor visão.

Ganhador de diversos prêmios de Design e tecnologia, seu equipamento de medição individual ImpressionIST 4 e seu sistema de charneiras cilíndricas em titânio, ganhadores do prêmio internacional IF de Design este ano, são exemplos deste reconhecimento, tanto no desenvolvimento de lentes como na produção e inovação em armações.

Armação Rodenstock premiada

equipamento Rodenstock
O equipamento ImpressionIST, uma das tecnologias revolucionárias da Rodenstock (Foto: Divulgação)

Dirigida no Brasil pelo empresário Eliezer Lewin, a empresa tem fábrica no Rio de Janeiro e representantes cobrindo todo o território nacional, comercializando, além das lentes de reconhecida qualidade, equipamentos, óculos de sol e grau de grifes importantes, como Porsche Design e Rocco.

Veja mais no site da empresa, em www.rodenstock.com.br.

Rodenstock Alemanha
Em Munique se localiza a matriz da empresa, que tem 4.500 colaboradores pelo mundo (Foto: Divulgação)