Selo vai atestar qualidade nas ópticas de Goiás

Para coibir pirataria e incentivar cumprimento das regras, certificação lançada pelo Sindióptica-GO com apoio do Sebrae será concedida às empresas que cumprem normas e exigências legais

diretor Sebrae Goiás
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, em palestra no lançamento do selo do Sindióptica em Goiânia (Foto: Edmar Wellington/Divulgação Sebrae)

Com o objetivo de combater o crescimento da pirataria e de outras irregularidades, o Sindióptica-GO (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico de Goiás) lançou ontem (31/01) o “Selo de Qualidade Rede Ótica Certificada”.

Apoiado pelo Sebrae Goiás, o selo será uma certificação concedida às empresas de óptica que seguem as regras estabelecidas pelos órgãos e instituições legais que regulamentam o segmento no Estado, tais como a Convenção do Setor Óptico, Guia do Pequeno Comércio, Manual de Boas Práticas e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A proposta, segundo o sindicato, é incentivar o empresário do ramo a cumprir e colocar em prática em sua empresa o que a legislação exige.

O lançamento em Goiânia, no auditório do Sebrae, reuniu lojistas, proprietários de laboratórios ópticos, oftalmologistas e representantes de diversas entidades de classe, além do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, que enalteceu a parceria das duas instituições no projeto.

“Estamos buscando fortalecer a cadeia do segmento óptico para que possamos assegurar ao consumidor final a qualidade do produto que irá comprar, além da sustentabilidade com os cuidados com os resíduos, e a formalização e combate à pirataria. Esse projeto também abrange aspectos de mercado, gestão e inovação, que são os principais canais de atendimento do Sebrae e Sindióptica”, evidenciou Montenegro.

O economista e consultor do Sebrae, Oldemar Rigatto Abreu, conta que a entidade está auxiliando o Sindióptica-GO na campanha de combate à pirataria que vem sendo desenvolvida e na criação do Selo de Qualidade, que será outorgado ás ópticas que cumprem as normas legais e exigências sanitárias.

“O Selo de Qualidade serve de base para os consumidores e impulso às ópticas reguladas. O cliente que dá preferência para uma óptica que possui o Selo de Qualidade, estará contribuindo para a sua saúde visual e o benefício da população em geral”, afirmou Abreu.

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE DAS ÓPTICAS

O presidente da Sindióptica-GO, Leandro Luiz Fleury Rosa, destacou que atualmente mais de 70% das vendas de óculos de sol são feitas por ambulantes, em camelódromos, ou por lojas que não são respeitam o que determina a lei.

“Hoje, a ilegalidade, o descaminho e o contrabando chegaram a níveis alarmantes, e o selo irá credenciar as empresas que trabalham dentro da legalidade e oferecem qualidade e saúde ao consumidor”, explicou o presidente do Sindióptica-GO, Leandro Luiz Fleury Rosa.

Presidente Sindióptica Goiás apoia apuração venda casada
O presidente do Sindióptica-GO, Leandro Fleury Rosa

 

 

 

 

 

De acordo com ele, a certificação de qualidade pode ser entendida como “uma resposta prática aos anseios, expectativas e demandas dos envolvidos no setor, visando a melhoria de suas condições de trabalho e a preservação da saúde visual da população, atualmente ameaçada face a ação indiscriminada e impune de empresas ilegais e da pirataria que se alastra no setor”.

Leandro Rosa ressalta ainda que o selo coloca a empresa à frente dos concorrentes, por ser um reconhecimento público do padrão de qualidade em produtos e serviços do estabelecimento.

Além de alertar a população para os riscos dos produtos piratas e de estabelecimentos irregulares, com campanhas nos veículos de comunicação, a entidade pretende estimular a formalização dos empresários que atuam no setor e melhorar a capacitação nas empresas que já estão formalizadas.

Diante disso, o Sebrae Goiás, parceiro do projeto, irá oferecer cursos e palestras com o intuito de facilitar e incentivar a formação de uma Rede Ótica Certificada de qualidade no Estado.

Mais informações devem ser obtidas diretamente com o Sindióptica-GO, pelos telefones (62) 3213-6682 ou 3212-4292.

(Com textos de Marcos Pimentel e Rhaissa Silva / Sebrae Goiás)

Lançamento Selo Ótica Goiânia Foto Divulgação
Palestra no lançamento do selo de qualidade no auditório do Sebrae Goiânia (Foto: Edmar Wellington/Divulgação Sebrae)