Uma super exposição, marcada por um clima de festa e coroada por números recordes. Não poderia ter sido mais especial a edição 2017 da Silmo Paris, que este ano comemorou 50 anos de história com uma feira ainda mais vibrante e espetacular do que o habitual.

Primeira grande mostra internacional do setor a celebrar “bodas de ouro”, a famosa Mondial de L’ Optique recebeu 37.337 visitantes, de 148 países – o que significou aumento de 10,5% no público em relação a 2016.

Além da visitação ter sido maior, o número de expositores presentes de 6 a 9 de outubro em Paris também deu uma dimensão da grandiosidade da feira. Em 36 mil m² de exposição (melhor número da década) nada menos que 957 empresas, de 42 países, mostraram suas novidades. Entre elas, 154 participaram pela primeira vez do evento no Paris-Nord Villepinte, nos arredores da capital francesa.

Os números confirmam a importância da mostra francesa, que transpira vitalidade e se fortalece a cada ano, principalmente em virtude de sua organização impecável, ambiente sofisticado sempre favorável aos negócios e ao intercâmbio de experiências, bem como o mar de inovações e lançamentos. Isso sem falar de Paris, é claro!

Silmo #XTrashow

Como não poderia deixar de ser, por conta da data especial este ano a organização se superou, promovendo o que chamou de “#XTrashow”, com diversas atrações cativantes em torno da celebração do aniversário.

Toda a comunicação e layout do evento foram ambientados com o dourado alusivo à data. As principais palestras do Silmo Academy abordaram passado e futuro do setor e até os visitantes que estão completando 50 anos de idade em 2017 foram convidados a soprar velas e tomar champagne simbolicamente junto com a feira. A festa de entrega dos prêmios Silmo D’Or (Silmo de Ouro) também foi destaque (veja aqui).

Seleção de ícones

Entre os dois pavilhões da feira, os visitantes puderam conferir o “Le Pop Up”, uma espécie de loja temática (pop up store) onde a organização expõe os principais lançamentos em óculos de sol e grau, de acordo com as tendências para as próximas temporadas.

Este ano, a exposição foi montada em forma de uma galeria gigante. Aproveitando o aniversário, o fórum também exibiu uma “Seleção Xtra” com 50 modelos de óculos icônicos que fizeram sucesso ao longo das últimas cinco décadas, enviados por diversas marcas expositoras, dentro dos segmentos “fashion”, “casual”, “sport”, “infantis”, “luxo” e “icônicos”.

Uma viagem no tempo que fez sucesso entre os visitantes por retratar uma parte importante do desenvolvimento do produto óculos ao longo das últimas décadas em termos de design, cores e materiais (veja na galeria abaixo).

“Este ano, olhamos para a jornada da exposição ao longo do último meio século… sem se preocupar com o passado, mas com o objetivo de permanecer relevante e antecipar o futuro”, disse Amélie Morel, presidente da Silmo Paris. “Uma feira comercial é uma ferramenta ‘viva’, com o objetivo de servir profissionais e deve continuar sendo uma plataforma de negócios, um lugar de conhecimento e informação, um fórum aberto e amigável onde as pessoas podem conversar e compartilhar suas experiências. Estamos ansiosos para planejar o futuro do Silmo”, completou a executiva, primeira mulher a presidir a feira.

Parte desse futuro já está planejado: em 2018, a feira será de 28 de setembro a 1 de outubro.

Silmo Paris 2017 - números

#XTRAFILM

Um clipe da organização desvenda em algumas imagens e montagens especialmente escolhidas toda a história da óptica e da feira dos últimos 50 anos. Confira!